O Santo Padre Papa Francisco nos diz na sua carta Louvado Seja sobre o cuidado da Casa Comum e nos lança um questionamento: Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai nos suceder?

O papa se dirige a “cada pessoa que habita neste planeta” para “entrar em diálogo com todos acerca da nossa casa comum”, “sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta”. O desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação em unir toda a família na busca de um desenvolvimento sustentável e integral.

Nesta perspectiva, o Papa Francisco afirma que “Maria, a mãe que cuidou de Jesus, agora cuida com carinho e preocupação materna deste mundo ferido”, recorda-nos ainda que Ela, em sua infinita bondade, tem compaixão dos pobres e das criaturas destemundo, e nos convida a refletir sobre o verdadeiro sentido da nossa existência.

Inspirados nas palavras de nosso Papa Francisco, preparamos essa grande festa.

A Missa aconteceu no dia 24 de maio, às 8 horas da manhã, presidida pelo padre Anchieta.

Alunos do 9º ano e da 3ª série do Ensino Médio entraram solenemente com os pais e participaram com muito compromisso desse momento de gratidão a Maria.

Ao final da Missa, nossa ex-aluna, Laisla, agradeceu em nome de sua família, o presente que ganhou para passar o ano em sua casa, um quadro com a imagem de Maria Auxiliadora. Ela sorteou o nome da aluna Isadora, da 3ª série do Ensino Médio. 

Após encerramento da Celebração Eucarística, os alunos homenagearam Maria, coroando-a como muita alegria e vibração.

A noite do dia 24 de maio foi maravilhosa, com lindas coreografias dos alunos do 2º ao 5º ano, 9º ano e 3ª série.

Segue abaixo, o roteiro de como foi contextualizada a nossa festa e o sentido de cada coreografia.

 

PROFETA: O ser humano está inserido na natureza e no universo. Ele emerge como porção da terra que sente, ama e venera. Essa perspectiva nos leva a assumir a responsabilidade pelo destino da Mãe terra e de seus filhos e filhas, sentindo-nos cuidadores e guardiões desse belo, pequeno e ameaçado planeta.

Tudo é criação divina. Tudo merece reverência. Todo o universo material é uma linguagem do amor de Deus, do seu carinho sem medida por nós. E Maria é, para nós, este sinal do amor e do cuidado de Deus com todo o universo.

O solo, a água, o ar, o fogo, o vento, as montanhas: tudo é carícia de Deus!

 

1ª coreografia – 3º ao 5º ano

PROFETA: Isaías profetiza a missão de uma Mulher na História da Salvação.  “Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado de Emanuel”, que significa “Deus conosco”.

2ª coreografia – 3º ao 5º ano

PROFETA: MARIA dizendo SIM à vontade de Deus, acolhe e gera a VIDA. A Vida é prioridade e MARIA se coloca a caminho para servir. O caminho se faz itinerário de fé... O amor tem pressa de chegar para acontecer o maior encontro da história: Jesus e João Batista - o novo e o velho tecendo um novo tempo para sonhar a esperança.

 

3ª coreografia – Encontro de Maria e Isabel

PROFETA: Nasce de uma Mulher o Autor da Vida.  Maria participou do Projeto de Vida de seu Filho Jesus: “Eu vim para que todos tenham VIDA plena”.

“Num meio-dia de fim de primavera,

Tive um sonho como uma fotografia.

Vi Jesus Cristo descer à terra...”

4ª coreografia – A Manjedoura

PROFETA: A imagem da manjedoura, a imagem de Maria, que segura carinhosamente seu filho recém-nascido nos tocam. Este amor não vem com força. Ele é uma criança pequena. A criança divina, assim nos diz a festa: não está somente na manjedoura, em um estábulo de Belém, está também em nosso coração.

PROFETA: Dizem que enfrentar a vida e lutar pela sobrevivência nos primeiros tempos era preciso ter coragem e ter atitude. José foge com sua família para proteger seu filho da morte.

Com o tempo, demarcamos nossos espaços e construímos muros para não ver o outro lado do mundo. Cabisbaixos, cada um cuida do seu pedaço e acabamos construindo redomas e criando couraças para proteger nossos interesses.

6ª coreografia – 9º ano

PROFETA: Mas, em tempos de guerra, desigualdade, preconceito, drogas, bullying, violência, ainda é possível perceber uma mão estendida, um coração que acolhe.

O silêncio fecundo de Maria, Mãe da VIDA, nos ensina a buscar o seu filho Jesus!

A fé acontece quando ouvimos a voz de Deus e a ela nos entregamos. Voz que não conseguimos calar dentro de nós.

De tempo em tempo somos chamados a ressignificar a vida e responder ao chamado de Deus.

Coreografia – 3ª série

Coroação da 3ª série

Coreografia final

 

Vejam nas fotos como foi esse dia de homenagens e Coroação a Maria Auxiliadora.

 

Sandra Ferreira Carrijo da Silva

Coordenadora de Pastoral