Alunos de 9º ano participaram de mais uma proposta do Projeto "Literatura Viva". Dessa vez, a obra literária em questão foi sugerida pelo MDD de História: "A Revolução dos Bichos", do autor George Orwell.
E, assim, mais uma proposta interdisciplinar foi realizada, englobando: leitura, filme, relatório, reflexões eseminário de literatura e história.
É válido ressaltar que, após leitura da obra e reflexão do filme (com link no MDD de História), os estudantes do 9º ano realizaram com os professores Flávia Toledo e Douglas Roberto, nas aulas de História, as seguintes atividades propostas num roteiro interdisciplinar:
- análise do contexto histórico do enredo da obra;
- reflexões em grupos cooperativos sobre a Revolução Russa;
- debates de capitalismo, autoritarismo e comunismo;
- entendimento da ideologia presente nos "Mandamentos" da Granja;
- identificação sobre alegoria e ficção do enredo;
- comparação de ficção (obra - fazenda - animais) e realidade (história real - ditadura stalinista - autoritarismo...)...
Em seguida, nas aulas de Literatura, sob orientação da professora Tatiane Maciel, os grupos cooperativos prepararam um esquema de apresentação do enredo da obra e organizaram o seminário com recursos diversos, a saber: cartazes, faixas, painéis, pergaminhos, mapas conceituais, esquemas, documentos históricos,desenhos, vídeos, apresentações em slides, narração de aspectos da obra, dramatização, jogos de ideias, simulação de aula, infográficos, dentre outros.
Assim, nas aulas do dia 03/06/2016, os grupos deram um SHOW DE TALENTOS E REFLEXÃO, apresentando a história de George Orwell: "A REVOLUÇÃO DOS BICHOS".
Aprecie fotos de algumas apresentações:
VALEU, queridos alunos, por todos os momentos de
aprendizagem e partilha!
Parabéns pela criatividade, envolvimento e reflexão!
Professores: Flávia Toledo, Douglas Roberto e Tatiane Maciel
(História / Português / Literatura / Redação - 9º ABCD)