A prova de Redação do Enem é avaliada em 05 competências; e a competência de número 05 é chamada de Proposta de Intervenção - momento em que o candidato, ao concluir o texto, deve apresentar ações para amenizar o problema em discussão. No dia 07 de outubro, a orientadora psicopedagógica Fernanda Martinelli Victor, do Ensino Médio, utilizou das aulas de redação, ministradas pela professora Ana Caroline, para mostrar aos alunos da 2ª série que o processo de intervenção textual também acontece de forma concreta na vida dos indivíduos, uma vez que o ser humano para cumprir qualquer desafio precisa intervir em suas ações.

Para colocar essa teoria em prática, a orientadora Fernanda realizou uma dinâmica com os alunos: em um caixa foram colocados vários desafios. Diante de cada situação, os alunos poderiam tentar cumprir individualmente, passar para alguém do mesmo grupo ou selecionar uma outra pessoa da equipe adversária. Ao longo da dinâmica, realizada nas três salas, muitos alunos tentaram resolver os desafios apresentados individualmente, enquanto outros dividiram as dificuldades em se resolver o problema com os membros de seus grupos. Ao final da atividade proposta, os estudantes foram estimulados a refletirem sobre a dinâmica e perceberam que suas vidas constantemente são marcadas por desafios (passar no Enem, Vestibulares, problemas pessoais...); e que para estes serem superados, cada um deve intervir com ações pontuais para ultrapassar os obstáculos que se encontram no meio do caminho.

 

Autora: Professora Doutoranda Ana Caroline Meira