As aulas de Química na 1ª série do Ensino Médio, ministradas pelo professor Lucas Garcia, ao longo do mês de outubro, buscaram abordar um tema bem recorrente no âmbito da adolescência, o contato e o uso de drogas. Além de esclarecer sobre o aspecto químico e os malefícios propiciados por elas, o professor também realizou um debate sobre a legalização ou não da maconha. Para aprofundar ainda mais o conhecimento dos discentes acerca do tema em discussão, a orientadora psicopedagógica Fernanda Victor convidou o psiquiatra e professor titular do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Dr. Alfredo Demetrio Jorge Neto (pai do aluno Murilo Buissa), para proferir a seguinte palestra aos estudantes: Drogas - saiba como prevenir e combater.

Ao longo da palestra, Dr. Alfredo se preocupou em apresentar tanto as drogas lícitas (cigarro e bebidas alcoólicas) quanto as ilícitas (maconha, cocaína, heroína, entre outras). Posteriormente, lançou o seguinte questionamento aos jovens: o que leva uma pessoa a fazer uso de drogas? Para a surpresa de muitos alunos, estes se depararam com as seguintes respostas:

- influência dos amigos e da família;

- autoafirmação;

- problemas familiares;

- facilidade de acesso;

- curiosidade.

O palestrante, em um de seus slides, fez questão de frisar os efeitos e as consequências do uso de drogas na adolescência. E, para finalizar, destacou o papel importantíssimo da família no combate às drogas. É necessário um bom relacionamento entre pais e filhos para que haja um diálogo verdadeiro sobre o tema em questão.

 

Autora: Doutoranda, professora de Redação e Literatura do Ensino Médio do ITV, Ana Caroline Oliveira Meira