A conclusão do PROERD aconteceu no dia 19 de novembro de 2016. Esse momento representou mais uma conquista para os alunos do 5º ano, um projeto que certamente marcou e fará parte da caminhada de cada um dos participantes.

Para entreter e animar a festa, contamos com a presença da Banda do 17º Batalhão da Polícia Militar e do leão Daren, mascote do PROERD.

Foram feitas as homenagens ao Sargento Denis Ferreira, instrutor que se dispôs a ministrar as aulas. Logo depois, foi feita a leitura das redações por um representante de cada turma e, para encerrar, os formandos receberam os certificados.

O PROERD ensinou de maneira descontraída algumas lições para a vida e auxiliou na conscientização de saber dizer não às drogas.

 

Conheça um pouco mais sobre o programa:

O PROERD é um programa essencialmente preventivo ao uso de drogas e à violência em todos os seus aspectos (físico e morais) e, como tal, tem como finalidade evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio, despertando-lhes a consciência para esse problema e para a questão da violência.

O programa, através de suas aulas, ensina aos alunos, de forma cativante, descontraída, lúdica, utilizando diversas técnicas pedagógicas, voltadas para a resistência às pressões impostas por companheiros, auxiliando-os na conscientização da necessidade de dizer NÃO às drogas e violência.

O PROERD tem por base o projeto D.A.R.E. – sigla americana que significa “Educar para resistir ao abuso de drogas”, desenvolvido na cidade de Los Angeles – Califórnia – EUA, em 1983, por um grupo formado por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos. O sucesso conquistado fez com que o programa rapidamente se estendesse para todos os estados norte-americanos, sendo atualmente aplicado em 58 (cinquenta e oito) países e atingido cerca de 36 milhões de crianças e adolescentes.

No Brasil, o projeto chegou em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e, em 1993, pela Polícia Militar do estado de São Paulo. Recebeu o nome em português, de PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), passando por adaptações metodológicas para atender a realidade brasileira. Hoje é difundido em todos os estados da federação.

No estado de Minas Gerais o PROERD foi institucionalizado pelo Comandante Geral da PMMG, através da Diretriz para Produção de Serviços de Segurança Pública.

O Programa é aplicado por policiais voluntários, devidamente treinados para esta atividade, recebidos nas escolas de forma muito carinhosa, representando uma das mais importantes atividades realizadas junto às instituições de ensino.

 

Confira as fotos do evento e da exposição dos trabalhos.

 

 

Alda Marques - Coordenadora do Fundamental I – 2° ao 5° ANO

Neide Melo – Educadora do 5° ano