Circ./01 

Uberlândia, 10 de fevereiro de 2017. 

Prezados Pais, 

Na alegria, acolhemos 2017 com seus desafios e inúmeras possibilidades de fortalecer a nossa missão educativa. Uma missão que nos toca profundamente e nos convida a entrarmos nos processos transformadores de nós mesmos como uma condição necessária para transformar a escola em espaços comunicativos que interajam, constantemente, gerando novo jeito de pensar a vida em tempos difíceis que não nos permitem fugir dos processos vitais que podem ancorar a busca corajosa de realizações, pautadas em valores que podem mudar a nossa vida, revelando a grandeza de existirmos para o amor. Esta construção amorosa começara antes de sermos criados para que pudéssemos assumir uma missão transformadora a serviço da vida.

Neste contexto, podemos afirmar que somos família! Cada casa, uma escola de Vida e de Amor. “Nascemos no seio de uma família”, com sua beleza e com seus limites, espaço vital onde se aprende a arte da vida e do amor. A verdadeira Família é formada por pessoas que se amam, que dialogam e compartilham, onde se experimentam os afetos, onde cada um aprende a pedir licença, a viver o perdão e a agradecer. O clima de família, inspirado por Dom Bosco e Madre Mazzarello, é um dos elementos constitutivos do nosso ser e do nosso agir na família e com as famílias.

É necessário, portanto, no momento atual, reconhecermos que também a família está atravessando crises profundas, cujas causas são complexas e variadas, como evidencia a Exortação Apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia. Frente a esta realidade complexa, que afinal é a estrutura originária da sociedade, podemos traçar caminhos educacionais que assegurem a travessia da família para um horizonte iluminado pela fé, pelo diálogo, pela evidência do primeiro amor, que é a célula viva e originária da família.

Nosso planejamento para 2017 contempla esta interação entre escola e família. Portanto, queremos comunicar-lhes orientações importantes para solidificar cada vez mais a nossa proposta pedagógico-pastoral:

 

Medidas preventivas

  • A portaria da Educação Infantil, por medida de segurança, continuará funcionando somente no horário de entrada e saída dos alunos do segmento.
  • Para controle do fluxo de pessoas que vêm à Instituição, o atendimento externo nos diversos setores (coordenação, orientação, secretaria, tesouraria, etc.) será feito exclusivamente pela portaria central – Av. Mato Grosso, 1625.
  • Para minimizar o fluxo de veículos na Rua Curitiba, por favor não estacionem carros nas faixas destinadas a embarque e desembarque. O espaço deve ser utilizado exclusivamente para este fim.
  • Além dos encaminhamentos junto ao poder público, assistência reforçada e das câmeras que foram multiplicadas em pontos estratégicos, dentro e fora da escola, alertamos sobre a importância de não deixarem objetos visíveis dentro do carro e não conversarem ao celular no seu interior, para não darem margem à abordagem de estranhos.
  • Observem os horários de entrada e saída de cada turno/segmento e, pontualmente, busquem seus filhos, evitando que se exponham a situações de risco, especialmente os maiores que os aguardam nos arredores da escola.
  • O uniforme é de uso obrigatório pelos alunos em todos os momentos em que vierem para a escola: aulas, monitorias, atividades extra turno, etc., pois ele identifica o estudante dentro e no entorno da instituição, facilitando a segurança no controle do fluxo de entrada e saída de pessoas. 

Atendimento

  • Reiteramos a importância do diálogo permanente família-escola. Para isso, sugerimos que os atendimentos sejam agendados com antecedência, favorecendo, assim, a disponibilidade dos profissionais para as reuniões. 

Transferência

  • Ir. Maria Eunice de Resende foi transferida para Belo Horizonte, no final de 2016, passando a fazer parte da Comunidade Santa Teresa. 

Primeiras Reuniões

  • 14/02 – Reunião dos pais de alunos novatos, independentemente da série, às 19h30min, na área coberta, com o objetivo de apresentar-lhes a Filosofia Salesiana e a Proposta Pedagógica da Rede Salesiana Brasil/Escolas.
  • 18/02 – Reunião de pais da Educação Infantil e 1º ano, conforme bilhete específico a ser enviado aos pais do segmento.
  • 04/03 – Reunião de pais do 2º ao 5º ano, de acordo com as informações que posteriormente serão encaminhadas aos senhores.
  • 07/03 – Reunião de pais do Ensino Médio, às 7h, no auditório.
  • 08/03 – Reunião de pais do 6º ao 9º ano, às 19h30min, na área coberta.

Obs.: As reuniões por segmento têm como foco a apresentação da organização específica de cada etapa, no cotidiano.

                       

Finalizando, colocamo-nos sob a proteção da Família de Nazaré para que possamos cumprir a missão a nós confiada, para e com os jovens, em favor da educação e da família hoje.

 

Cordialmente à sua disposição, 

 

Ir. Sílvia Fonseca                       Maria Luísa A. Resende Martins

                                 Diretora Institucional                                    Diretora Pedagógica