Nesses dois dias os alunos Maria Clara Ferreira Moreira da 1ª série C, Vinicius Carrijo dos Santos da 1ª série A, Marianna Herber Gitirana, do 8º ano D, Ana Vitória Siqueira Braga, do 9º ano C participaram do encontro de Capacitação Lectionautas - aprendendo a praticar a Leitura Orante da Bíblia. Os alunos foram acompanhados por Sandra Ferreira Carrijo da Silva, coordenadora de Pastoral do ITV.

O encontro aconteceu em Anápolis, no estado de Goiás, e contou com a participação de 65 jovens da Inspetoria Madre Mazzarello, das Irmãs Salesianas e da Inspetoria São João Bosco, dos Padres Salesianos.  Padre Antônio, Padre José Ricardo e Irmã Roziana foram os assessores organizadores dessa capacitação.

Todos os jovens tiveram a possibilidade de se encontrarem com outros jovens salesianos, o que foi muito importante para a sintonia do grupo lectionautas.

Após a capacitação, eles tiveram a possibilidade de vivenciar a Leitura Orante da Palavra em grupos de doze pessoas. Todos do grupo deveriam entrar em um consenso e escolher um nome bíblico para o representar e explicar por que escolheu tal nome.  Em seguida, todos leram o texto: Mateus 10, 2-5. Cada um deveria escolher o nome de um discípulo para si. Feito isso, rezaram a Oração do Espírito Santo, leram a parábola do semeador e responderam a algumas questões sobre o texto. A leitura foi feita vivenciando os passos da Leitura Orante:  Leitura, Meditação, Oração, Contemplação –  Ação.

Para a Plenária, os grupos apresentaram as questões e encerraram fazendo uma apresentação por meio de teatro, música ou paródia.

Na noite do dia 11 de março, os jovens foram até um quiosque e lá vivenciaram um outro texto bíblico: Ser sal e Luz no mundo. Padre Toninho conduziu com uma riqueza de espiritualidade essa oração e os jovens, com todos os sentidos, puderam provar do sabor do sal, sentir o calor da luz e dizerem quando e em quais momentos já foram luz para os outros ou receberam a luz dos outros.

No dia 12 de março, iniciamos o dia com uma Celebração Eucarística. Após o café da manhã, em duplas, os alunos refletiram o texto dos discípulos de Emaús. Alguns jovens partilharam suas reflexões. 

Depois do lanche das 10 horas, os grupos criaram o seu projeto de Lectionautas. Ele deverá acontecer e ser executado em suas respectivas casas. 

Os grupos corresponderam muito bem à proposta de trabalho. Foram para casa com alegria e desejosos que esse projeto seja realizado de verdade.

            Confira nas fotos como foi esses dois dias.

Sandra Ferreira Carrijo da Silva

Coordenadora de Pastoral