O maior desafio dos professores é encontrar estratégias que motivem os alunos a participarem da aula e a estudarem mais. Muitos estudantes têm receio de falar em público e de expor suas opiniões, por isso é muito importante que pratiquem essa habilidade, um grande diferencial no universo profissional. O debate potencializa a capacidade de reflexão e de construção de argumentação embasada em um determinado assunto. Assim, a prática fará com que a pessoa extraia bons resultados do debate, aumentando as habilidades citadas. A maior parte dos alunos acredita que os debates são fundamentais, uma vez que possibilitam destacar a relevância dos assuntos ministrados em sala de aula. Além disso, entende que "debater" não implica em discutir com os colegas, mas a exposição de argumentos sólidos, capazes de fazer com que as pessoas que pensem de maneira contrária mudem de opinião.

Partindo dessas perspectivas acerca do debate em sala de aula, a professora de Redação, Ana Caroline, propiciou em suas aulas momentos de importância para que os alunos do Ensino Médio praticassem oralmente a exposição de seus argumentos. Assim, as aulas de Redação do mês de março foram pautadas na discussão de três assuntos pontuais e que permeiam a sociedade brasileira:

  • A crise no sistema carcerário;
  • O papel da mulher na sociedade;
  • A questão da linguagem politicamente correta como forma de minimizar o preconceito.

 

Professora Ana Caroline de Oliveira Meira