Os poemas servem para emocionar, divertir, fazer pensar por meio das mais belas palavras. Ao apresentarmos este texto para as crianças, estamos tanto despertando o sentimento pelo belo, como contribuindo com novas referências de comunicação oral.

O ritmo dado à “sonoridade das palavras e às pausas para dar musicalidade ao poema”, e às vezes as rimas presentes em alguns poemas, deixam as crianças literalmente encantadas e dispostas a reproduzir oralmente estes textos. E, muitas vezes, se o professor lhes der oportunidades, a criar outros a partir das referências apresentadas. 
Este projeto é um convite para que as crianças brinquem e aprendam com a poesia, pois a poesia é um suporte extraordinário para despertar na criança a brincadeira. Permite o envolvimento com o imaginário, com o faz-de-conta que, segundo Vygotsky, “é um dos grandes contributos para o desenvolvimento da linguagem escrita”. (OLIVEIRA, 1996, p.69). 

Os alunos do 3º ano apreciaram a leitura de poemas realizada pela professora, como também fizeram a leitura destes textos e já produziram seus próprios poemas. Neste dia, o tema proposto para a produção dos poemas foi o mês de Junho e suas datas especiais, como: a copa, a festa junina e a chegada do inverno. Após a elaboração de seus poemas, os alunos recitaram-no para os colegas.  

Autora: Carolina Giovanini