No início do 2° trimestre, a equipe de professores do Fundamental I, do 2° ao 5° ano, elaborou o Projeto “Texto e Contexto”, para trabalhar com as crianças os diferentes gêneros textuais e leva-los a conhecer os tipos de textos que circulam socialmente. Veja mais...

 

Postagem: Coordenadora Pedagógica – Fundamental I – 2° ao 5° ano

Alda Marques

 

Apresentação do Projeto

 

Partindo da necessidade de trabalhar  a leitura  e a escrita através dos diversos gêneros textuais, elaboramos um projeto de incentivo a leitura e a escrita fazendo uso de textos de uso social dando importância a realidade na qual você está inserido.
Acreditamos que essa proposta levará vocês a produzirem  e  analisarem   eventos linguísticos, orais ou escritos, e identificarem as características de cada gênero, permitindo -lhes  elaborar  esquemas   de  interação  com  outras  pessoas , pois além  de  saber ler e escrever é preciso entender as práticas da leitura e da escrita, que circulam na sociedade para ampliar a competência linguística e discursiva dos alunos, apontando-lhes inúmeras formas de participação social.

De acordo com essas ideias, surgiu o projeto "Texto e Contexto!" que pretende vivenciar com vocês, alunos do 2º ao 5° ano, diferentes gêneros textuais, para  levá-los  a conhecer todos  os  tipos de  texto  que  circulam  socialmente. Salientamos também que os  PCN/LP afirmam que para formar  um  leitor  ou escritor competente, supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também  o que  não  está escrito, identificando  elementos  implícitos; que  estabeleça relações entre o texto que lê e outros já lidos, que  produza um discurso sabendo selecionar o gênero no qual  seu  discurso  se  realizará  escolhendo  aquele que  for  apropriado  a seus objetivos  e à circunstância enunciativa em questão.

Nesse sentido, é importante apresentar aos alunos uma multiplicidade de textos (contos, HQ – histórias em quadrinho, notícias, cartas, receitas poema, e outros) que desenvolvam em nossos alunos não somente competências para ler e escrever, mas sobretudo ajudá-los a conceber a leitura e a escrita na perspectiva de gêneros textuais entendendo sua funcionalidade.

Autoria: Neide da Silva Souza de Melo