Os jogos e as brincadeiras contribuem de forma significativa para a vida da criança, fazendo com que ela se desenvolva de forma saudável e prazerosa. Através do jogo, a criança se prepara para a vida, imitando a função social como processo de integração. O jogo toma um caráter livre, em que não há cobranças, obrigações, exigências, propósitos e fins. Apenas representa para a criança um momento no qual ela terá liberdade para criar sua realidade. Sendo assim, o jogo passa a ter uma enorme importância para o desenvolvimento de sua personalidade. 

A criança que brinca desenvolve a autoestima, a linguagem falada e a corporal, além do pensamento, transformando-a em um cidadão capaz de pensar, criar e socializar. 

Entende-se que o brincar, mesmo que ilusório, ajuda a criança a compreender sua realidade, dando sentido ao que lhe cerca e sendo fonte de estímulo para a criação de seus pensamentos na idade infantil. A conduta da criança é determinada pela ação. Ela utiliza do brinquedo para conseguir entender e perceber o espaço e o ambiente em que está inserida. O ser humano tende por sua natureza a não analisar separadamente os objetos, isto é, analisa o todo, para que isso faça sentido em sua vida.

 

Professora: Aládia Cristina Rosa Grispe