No dia 23 de Agosto de 2014, todos os educadores do Instituto Teresa Valsé foram convidados para participar de um retiro espiritual. Como sou funcionária da escola há pouco tempo, eu estava cheia de expectativas, porém, o evento, com certeza, conseguiu superá-las.

O Padre Jonathan, Salesiano SDB, veio de Goiânia para nos instruir e conduzir as reflexões. Todos ficaram admirados com o carisma e a sabedoria do padre. Dentre vários pontos que ele usou para introduzir sua fala, guardei algo que me falou ao coração “Devemos sempre praticar a máxima Salesiana: Educar evangelizando e evangelizar educando”.

Fomos convidados pelo padre a meditar a passagem bíblica Mc. 6, 30-44. Ele ressaltou que é através da partilha que acontece o milagre. Após a reflexão da passagem Jo 4, 1-13, as coordenadoras de cada seguimento seguraram alguns jarros de barro cheios de água e cada educador foi até elas com um copo para ser preenchido com a água e depois entregar para alguém que não tivesse muito contato no período de trabalho. Foi um momento muito bonito e houve uma integração entre todos os seguimentos da escola.

Logo após, lemos a passagem Lc. 10, 25-37 e fomos conduzidos a refletir como estamos amando nosso próximo, dentro e fora do local de trabalho. Para finalizar de forma concreta o tema, fizemos uma dinâmica muito interessante em que estávamos de dois em dois, e um integrante da dupla ficava com os olhos vendados e o outro o conduzia pelo pátio da escola descrevendo todo o caminho. Eu fui conduzida pela professora Annilma, e realmente foi uma experiência sensacional. Meus sentidos ficaram mais aguçados e senti o sol e o vento muito mais intensos que no dia a dia. Senti-me cuidada o tempo todo, o que me fez ter segurança para caminhar. Esse momento foi muito profundo e tivemos vários testemunhos das experiências de alguns educadores.

Nesse instante, houve uma pausa para o lanche e após retornarmos, lemos e meditamos a passagem Jo 13, 1-11. O padre nos falou da  importância de servirmos uns aos outros a exemplo de Jesus que lavou o pé de seus discípulos. Para ilustrar sua fala, ele lavou os pés da Irmã Regina iniciando assim um ciclo de serviço, onde vários educadores lavaram os pés uns dos outros, havendo representantes de todos os segmentos. Foi muito bonito ver a humildade de cada um que participou.

E, para finalizar com chave de ouro, terminamos a manhã com a Santa Missa. Foi uma celebração linda!!!

Realmente foi uma manhã muito prazerosa onde pudemos compartilhar e aprender muito com nossos colegas de trabalho e com o Padre Jonathan. É muito gratificante trabalhar em uma escola que nos proporciona momentos de reflexão para melhorarmos não só como profissionais, mas também, como seres humanos.

Mariana Menezes Oliveira – Monitora Fundamental II

 

Reflexão sobre o Retiro da Comunidade Educativa do ITV

Como aconteceu no primeiro retiro, este também foi surpreendente e teve como objetivo acalmar nossas almas diante da correria do nosso dia a dia. Ao chegarmos à escola, fomos recepcionados com um delicioso café da manhã e mais do que o lanche, foi um delicioso momento para encontrarmos as pessoas dos outros segmentos para coversar, pois muitas vezes, como mesmo disse o Padre Jonathan, não temos tempo de olhar para o outro que trabalha ao nosso lado.

Padre Jonathan conduziu o retiro com muita leveza e entusiasmo. Nos explicou o verdadeiro sentido da palavra retiro e nos convidou para nos retirarmos da nossa correria e vivermos aquele momento com Deus. Outro momento especial, que nos levou a refletir sobre o que somos, o que temos e em que realmente precisamos dar valor foi a experiência das vendas. Com os olhos vendados e em duplas, caminhamos pelo pátio da escola e depois fomos encaminhados para o lanche. Vivenciamos experiências diversas, demonstramos o medo de seguir em frente sem nossa visão, aprendemos a ter confiança no outro e acima de tudo, descobrimos que temos muito e não damos muita importância no que temos. Com esta experiência, fomos convidados a parar e a refletirmos no que Deus nos proporciona e nós não “enxergamos”.

O retiro foi desenvolvido em duplas e o Padre Jonathan nos pediu para ficarmos com pessoas que não tivéssemos muito contato. Isso nos ajuda a conhecer e respeitar ainda mais o outro. No momento em que fomos convidados a ficarmos sozinhos com nós mesmos, aconteceu o lava pés, o que simbolizou a nossa purificação como seres humanos, assim como a simbologia da troca de água que tivemos.

A missa celebrada pelo Padre Jonathan com a ajuda da irmã Ana Maria teve a participação de toda a comunidade. Percebi que naquele momento, a grande maioria da comunidade escolar estava realmente entregue a Deus e com vontade de parar para refletir e continuar a nossa caminhada com mais bondade e amor em nossos corações.

Gosto muito destes momentos na escola, além de ter contato com as pessoas de todos os segmentos, é um momento que reflito sobre minhas atitudes como educadora e como pessoa diante da sociedade.

Luciana Milene – Educadora do 2º ano