Esta semana os alunos da Turma da Alegria, 1º Ano B, conheceram e realizaram um jogo super divertido, o TANGRAM.

O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos e um triângulo médio. As sete peças formam um quadrado. O objetivo do jogo é conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças.

Os alunos tiveram várias oportunidades para montar as figuras que queriam, animais, plantas, pessoas, objetos ou o que imaginassem. Após a montagem com as peças do Tangram, as crianças puderam escolher uma ou mais imagens para contornar as partes da figura sobre uma folha de papel e pintá-las, favorecendo assim a identificação das formas geométricas.

Apesar de passar uma simplicidade no manuseio, o Tangram se revela um jogo de difícil resolução por exigir muito  raciocínio lógico.

Com suas peças, pode-se explorar a identificação, a comparação, a descrição, a classificação e a representação de figuras geométricas planas.

Além do aspecto lúdico do jogo, o Tangram pode ser explorado não só no ensino da matemática, mas também com outras disciplinas.

Enfim, aplicar diversas possibilidades de trabalho lúdico em sala de aula é fundamental para que professor e alunos construam a sua prática. Além de  aprenderem brincando.

 

Professora: Ana Paula Otoni Guimarães.