As aulas de Literatura no Ensino Médio, em específico no 1° colegial, são sempre marcadas por questionamentos que buscam compreender a importância da literatura e também o propósito de se estudar essa disciplina.

Assim, ao longo do 2° trimestre, durante as aulas sobre gêneros literários e a era clássica, foi proposto aos alunos a leitura da peça teatral Otelo, de William Shakespeare, com o propósito de estudar a estrutura do gênero dramático e importância de Shakespeare no cenário literário. Após a leitura da peça e durante uma breve discussão em sala, os alunos perceberam que apesar de ser uma obra clássica, as temáticas abordadas ainda são pertinentes e visíveis em meio a sociedade contemporânea. Por exemplo, em Otelo, texto teatral que aborda questões como a ambição, o ciúme, a inveja, a vingança e a loucura.

Diante dessas constatações, os alunos se dispuseram a reencenar algumas cenas de Otelo. Tal trabalho exigiu disciplina, leitura e interpretação para que os educandos pudessem escrever o roteiro cênico e atualizar as falas dos personagens. Ao final do trabalho, os estudantes perceberam que um texto literário pode ter inúmeras funções: desde apresentar um breve contexto histórico até utilizar de situações para discutir o próprio comportamento humano.  

Ana Caroline de Oliveira Meira (Língua Portuguesa / Redação / Literatura)