COMUNICAÇÃO, CONHECIMENTO E CIDADANIA NAS TRILHAS DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO DAS NAÇÕES UNIDAS

 

No mundo globalizado, onde o Inglês é a essência da comunicação e do diálogo, a geração do milênio amplia seus horizontes de conhecimento e cidadania.

 

Por Alessandra L. Rocha – Prof.ª de Inglês / EFII 9º ano

Os esforços de desenvolvimento das Nações Unidas têm influenciado profundamente a vida e o bem-estar de milhões de pessoas em todo o mundo. Orientando estes esforços está a convicção de que a paz internacional e a segurança duradouras só são possíveis se o desenvolvimento econômico e o bem-estar social das pessoas em todos os lugares forem garantidos.

Assim, a abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio auxilia de forma significativa o proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da língua estrangeira, no ensino fundamental, que é tornar o aluno capaz de vivenciar uma experiência de comunicação humana, pelo uso de uma língua estrangeira, no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo; refletindo sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir, possibilitando um maior entendimento dessa pluralidade e de seu papel como cidadão, seja no âmbito de seu país ou do mundo.

Dentre várias atividades a serem desenvolvidas sobre esse tema, nas aulas de Inglês ao longo do 3º Trimestre, após um trabalho de preparação teórica através de textos e músicas, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II tiveram na manhã de hoje, 24 de setembro, uma palestra com a Prof.ª Dr.ª Marrielle Maia Alves Ferreira, do Curso de Relações Internacionais, da Universidade Federal de Uberlândia, abordando a importância da proposta da ONU em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, sobretudo na contextualização histórica dos mesmos e de seu impacto na formação de opinião dos jovens cidadãos e no estímulo a sua participação na sociedade em que vivem.

A palestra propiciou aos alunos uma valiosa oportunidade de também estabelecer uma conexão interdisciplinar com conteúdos já discutidos em História e Geografia, percebendo a relevância aplicada desses estudos na vida cotidiana do cidadão.

A seguir, alguns registros desse momento.