Que brincar é uma delícia todo mundo já sabe, mas a brincadeira não é apenas um entretenimento, ela é fundamental para o desenvolvimento da criança. Por meio da brincadeira, a criança aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções e acima de tudo se diverte.

Por meio do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.

As brincadeiras preferidas dos alunos durante o parque da escola são o tamancobol, pebolim e o espiribol. Através destas brincadeiras, as crianças desenvolvem as habilidades dos jogos e aprendem a dividir o tempo das brincadeiras.

Confira alguns destes momentos deliciosos!

 

Autora: Luciana Milene