Objetivo: Auxiliar na compreensão de conteúdos curriculares propostos no 3º trimestre. 

Justificativa: Todo ano, quase 100 milhões de ingressos de cinema são vendidos no país. Os filmes são parte importante do cotidiano dos brasileiros, mas nem sempre encontram seu lugar em sala de aula. Esse é um erro e tanto, já que a telona pode funcionar como uma preciosa ferramenta didática para a aprendizagem de conteúdos de diversas disciplinas. "O cinema é uma experiência cultural importante, assim como a música e a literatura. A escola precisa levar isso em conta e tratar esse trio com igualdade", diz Marcos Napolitano, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e especialista na utilização de filmes em aula. 

Metodologia:

  • Começar expondo os objetivos da exibição e descrevendo o que será visto.

  • Antecipar para a turma elementos da história, falar sobre o diretor e outras produções dele, comentar sobre os atores, mostrar a capa e a contracapa, ressaltar características técnicas, como a fotografia, contar curiosidades da época em que foi lançado e, principalmente, dizer por que este filme auxilia na compreensão dos conteúdos estudados.

    • Para o 9º ano o filme escolhido foi “Cidade de Deus”, a proposta está presente no livro da Rede Salesiana de Escolas. Assistimos ao filme e durante a exibição fomos comentando os pontos relevantes para posterior análise. Em um segundo momento, os alunos no grupo cooperativo responderam as questões propostas no livro. Por último fizemos um debate para analisar o filme e relacioná-lo ao conteúdo estudado: violência urbana.

    • Para o 8º ano, o filme escolhido foi “O impossível”, a trama é baseada em fatos reais e ambientada na Tailândia, área duramente atingida pelo tsunami de 2004. Como estávamos estudando forças endógenas, tectonismo e vulcanismo, acreditamos que visualizar as consequências de um tsunami seria oportuno para uma maior compreensão do conteúdo estudado em sala de aula. Assistimos ao filme pausando nas cenas que permitiam análise do conteúdo. Depois os alunos foram estimulados a fazer um relatório estabelecendo as relações entre o tema e a matéria estudada.

A seguir vocês têm a oportunidade de conhecer as capas e alguns trechos selecionados dos relatórios produzidos pelos alunos.

Autora: Ieda Carla Martins Couto. 

BIBLIOGRAFIA 
Como Usar o Cinema na Sala de Aula
, Marcos Napolitano, 249 págs., Ed. Contexto.

Na Sala de Aula com a Sétima Arte: Aprendendo com o CinemaJoão Luís de Almeida Machado, 160 págs., Ed. Intersubjetiva. 

Educadoras: Ieda Carla e Clara Fernanda.

Apoio: Supervisão e Orientação pedagógica: Lucimar e Cristiane.