No dia 02 de fevereiro, toda a Comunidade Educativa iniciou o ano letivo com uma bela Celebração Eucarística presidida por Marcos Sandrini, padre salesiano, escritor e diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, no Rio Grande sul. Após a Celebração, foi oferecido um lanche.

Em seguida, o padre Marcos Sandrini, por ocasião do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, reforçou para os educadores, a importância do Carisma Salesiano que deve permear a nossa proposta de educação. Sandrini reforçou com entusiasmo e alegria que Dom Bosco sempre foi um: inovador; totalmente Consagrado à missão; anunciador da Mensagem Cristã; Padre da Caridade; homem da criatividade e da inovação. E com essas características Dom Bosco sempre trouxe para a realidade juvenil o que era pertinente para educá-los e evangelizá-los.

Para os educadores salesianos fica a grande mensagem, educar com humanidade para que possam ser mais humanos nas relações e no futuro, se assim fizerem teremos jovens e adultos também mais humanos. Capazes de fazer uso da pedagogia da resiliência no enfrentamento das adversidades.

Padre Marcos dialogou sobre a importância da humildade do ser. Segundo ele, a soberba científica não leva ninguém a lugar algum, e a visão holística da realidade amplia nossa concepção do que seja o ato de educar. Para o Padre, Dom Bosco já tinha essa visão, por isso seu sistema educativo visa: razão, religião, amorevollezza.   

Sendo uma escola católica, o padre Marcos Sandrini reforçou a importância de trabalhar a catolicidade com todos os nossos educandos, e para isso termos educadores salesianos como mediadores culturais, inclusive de filosofia salesiana. Esse momento foi extremamente formativo para todos. Veja as fotos desse dia.

Sandra Ferreira Carrijo da Silva

Coordenadora de Pastoral