A frase de René Descartes “Penso, logo existo” já trouxe inúmeras interpretações para o cotidiano de todos nós. Uma delas diz respeito ao fato de que devemos pensar antes de agir, de que devemos exercitar a nossa razão em prol da nossa existência. 

"Uma mente confusa só é capaz de criar mais confusão..." 

  • Não se aflija por antecipação, porquanto é possível que a vida resolva o seu problema ainda hoje, sem qualquer esforço de sua parte.
  • Não é a preocupação que aniquila a pessoa e sim a "preocupação em virtude dessa preocupação".
  • Antes das suas dificuldades de agora, você já faceou inúmeras outras e já se livrou de todas elas, com o auxílio invisível da mesma força que o criou.
  • Uma pessoa ocupada em servir nunca dispõe de tempo para comentar injúria ou ingratidão.
  • Uma criatura irritada está sempre cheia de veneno", e podemos acreditar: "e de enfermidade também".
  • Analise com calma seus desejos e seja franco consigo mesmo. Serão todos eles mesmo necessários à sua vida? Sendo sincero consigo mesmo – quem mais pode ser? – você vai perceber que a maioria deles não é, de fato, necessária.
  • Lembre-se de que todas as situações podem ser interpretadas de duas formas: A primeira serviria para corrigir imperfeições de nossa personalidade, enquanto a segunda serviria para aperfeiçoar nossas qualidades ainda falhas, e ambas são ensinamentos positivos.
  • Lembre-se sempre de que nossos pontos fracos, defeitos, manias, erros, são os verdadeiros guias para a autorreciclagem. Já os pontos fortes, qualidades, equilíbrio, perseverança, disciplina, organização, senso de autopesquisa, motivação, servirão de aporte durante todo esse processo.
  • Não fuja dos obstáculos. Entenda que, mesmo que você não alcance seu objetivo, vivenciar as dificuldades irá te fortalecer.
  • Ouça suas próprias vontades. Converse consigo mesmo e descubra aquilo que realmente quer. Tente se tratar com o mesmo cuidado e carinho com que trata os outros. Faça atividades que lhe façam bem, se coloque em situações gostosas e se relacione com pessoas interessantes.
  • Aprenda a dar limites. Não deixe que o outro invada seu espaço e reflita se a atitude que está
    tomando é para agradar outra pessoa ou para beneficiar a si mesmo. Não encare isso como egoísmo, mas sim como autoproteção.
  • Exercite o autoconhecimento. Reconheça seus defeitos e qualidades e encare-os como o conjunto de características que formam quem você é. Responsabilize-se por suas escolhas.
  • Finalmente, lembre-se de que na Terra tudo é passageiro e vive melhor quem escolhe melhor seus problemas. Assim, não deixe que todos os problemas do mundo o dominem, escolha os que merecem atenção e entenda de uma vez por todas: Se você está diante deles é porque é capaz de superá-los.

 

“A resistência e potencial de um homem é medida na superação das dificuldades, sucesso é apenas o resultado do esforço dedicado.”(Marcelo Koslowski) 

“O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho.” (Abraham Lincoln) 

“O sofrimento precisa ser superado, e o único meio de superá-lo é suportando-o.” (Carl Jung) 

Texto retirado do site http://sitededicas.ne10.uol.com.br/artigo17.htm e adaptado.

 

Fernanda Victor

Orientadora Educacional/Vocacional do Ensino Médio do Instituto Teresa Valsé