A brincadeira é uma maneira surpreendente de aprendizagem. Além de promover a integração entre as crianças, o brincar nessa fase é fundamental para desenvolvimento social e cognitivo.

Pensando nisso, a Turma das Máscaras, 1º Ano B, tirou um momento para brincar de amarelinha no pátio da escola. Esta é mais uma das brincadeiras que trabalhamos com os alunos do ITV, no Eixo Matemática.

Com ela, aprendemos várias coisas: compreensão das regras e dos conceitos do jogo.

Na Matemática, foi possível verificar os numerais, a sequência, a ordem dos pulos e das jogadas; noção de começo, meio e fim; a interação social e situações da vida social, como: competição, a troca e a aceitação das regras do jogo; coordenação motora; organização espacial; lateralidade; equilíbrio; destreza corporal para pular alternando um ou dois pés dentro de um espaço delimitado, além de trabalhar a ansiedade da espera, expectativa da vitória e frustração da perda.

Enfim, todos se divertiram e aprenderam muito.

 

Professora: Ana Paula Otoni Guimarães.