Na semana de 04 a 08 / 05,  fizemos a abertura do mês de maio com toda a Comunidade Educativa.

Nesse momento, aproveitamos para parabenizar a Irmã Alessanda, por ocasião de seu aniversário.

As animadoras de Pastoral falaram com os alunos sobre os duzentos anos de homenagem a  Maria Auxiliadora, pois faz 200 anos que foi  celebrada a primeira Solenidade a Maria Auxiliadora, em um 24 de maio. Esta data se deve a um momento histórico da Igreja. O Papa de então, Pio VII, havia sido aprisionado por Napoleão Bonaparte, por mais de 5 anos. No início do ano de 1814, Napoleão estava passando por uma situação difícil e sua derrota era eminente. No dia 19 de janeiro,  a Igreja restaura os Estados Pontifícios e, em 23 de janeiro,  o Papa abandona seu cativeiro, enfermo e ancião. Durante sua viagem de retorno a Roma, recebera mostras de humildade dos habitantes da cidade de Roma e de pessoas, ajoelhando-se em suas pegadas. O Papa Pio VII entra finalmente em Roma, no dia 24 de maio. Ao entrar, os romanos soltam os cavalos da carruagem do Papa e o tomam em seus ombros, levando-o à Basílica de São Pedro.

Por este motivo, Pio VII definiu o dia 24 de maio como a festa de Maria Auxiliadora, e no ano seguinte de sua libertação, no dia 24 de maio de 1815, se celebrara a primeira festa. 

Por isso, comemoraremos neste ano os 200 anos de celebração a Maria Auxiliadora, no 24 de maio.

  Nesse dia falamos também sobre o Bicentenário do nascimento de São João Bosco, nosso patrono que  nos ensinou a  devoção  a Maria Auxiliadora.

Fizemos uma oração, e em seguida, as coordenadoras do Fundamental II e Ensino Médio receberam as imagens de Maria que passaram em todas as salas de aula durante as novenas.

Na Educação Infantil e Fundamental I, todas as turmas receberam uma imagem e, a cada dia do mês, os alunos a levaram para casa com uma oração para ser feita em família.

Foi um mês bonito, cheio de oração e espiritualidade.

Confiram, nas fotos, como foi esse momento.

 

Sandra Ferreira Carrijo da Silva

P/ Equipe de Pastoral