O primeiro, intitulado “Radar Ambiental”, compreendeu uma intensa pesquisa bibliográfica sobre os problemas ambientais ocorridos neste ano de 2015. As reportagens foram analisadas, discutidas e os dados tabulados nas aulas de Geografia. Em seguida, as informações foram trabalhadas pela disciplina de Língua Portuguesa a partir da perspectiva de Gêneros Discursivos. A matemática se incumbiu de tratar os dados e transformá-los em desafios para o leitor. E, por fim,  a disciplina de Artes enriqueceu o projeto com a construção de cestinhas com material reciclado para distribuir sementes de árvores nativas do cerrado à comunidade no dia da culminância dos projetos.

Os textos de diferentes gêneros e tipologias textuais e os desafios ao leitor foram reunidos e construiu-se assim a 2ª edição do informativo “Radar ambiental”, cujo lançamento aconteceu no Parque do Sabiá, concomitantemente à Corrida de Orientação Cartográfica, na manhã de 15 de setembro

Esse segundo projeto, denominado Corrida de Orientação Cartográfica – COTRIM, acontece com os 9º anos desde 2009. Nesse momento, os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências e habilidades que foram construídas ao longo do ensino fundamental, no que diz respeito aos conceitos básicos da cartografia e da orientação espacial.

A culminância dos dois projetos no Parque do Sabiá é pontual, pois os alunos têm a oportunidade de serem agentes ativos do processo de construção de tomada de consciência e decisão ambiental ao perceber as suas responsabilidades e seu papel dentro da sociedade.

Além do caráter ambiental e do pedagógico, os dois projetos interdisciplinares supracitados valorizam a prática esportiva e a convivência interpessoal com outros alunos e professores.

Vale à pena conferir o nosso informativo e as fotos do evento. 

Radar Ambiental 2015

 

Equipe Pedagógica do 9º ano / EFII