Na última segunda-feira (21/09/2015), aconteceu no Instituto Teresa Valsé, um momento cívico. Tal atividade faz parte do Projeto Civismo, que tem por objetivo promover a participação e reflexão sobre a cidadania e amor à pátria. O tema escolhido para a “acolhida” foi o Dia da árvore. O momento foi destinado aos alunos do 7º ano (Fundamental II) e para os 2º e 5º anos (Fundamental I).

Em um primeiro momento, foi exposto, pelo professor Carlos Felipe Nardin (Geografia), em parceria com os professores Henderson Pires Victor (Matemática) e Jaqueline Maria Borges Pereira (Ciências) uma reflexão sobre a forma como os recursos naturais têm sido usados pela população. O estudante deve compreender que é impossível garantir a sobrevivência da população humana sem explorar o meio ambiente, uma vez que nossa sociedade necessita de alimentos, vestimentas, abrigo, transporte e muitas outras coisas. No entanto, devemos pensar como essa exploração é feita, uma vez que temos, como dever, garantir a sobrevivência das futuras gerações.

A responsabilidade de cada aluno e de cada professor é ainda maior, quando o país de vivência de todos que se encontram na escola é o Brasil, país esse que abriga uma grande diversidade de bioma, paisagens e recursos naturais, devendo a exploração sustentável ser um dever de todos.

Após a reflexão foi cantado o Hino Nacional Brasileiro, hino esse que por “coincidência” exalta as belezas naturais, característica marcante do país. Houve também hasteamento (feito por alunos do sétimo ano) das Bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Uberlândia. Após isso, os alunos retornaram à sala de aula.

Busca-se, com esse momento, contribuir para a formação de um cidadão crítico e ativo, com possibilidade de mudanças que vislumbre um mundo melhor.

Autor: Carlos Felipe Nardin (Professor de Geografia do 7º ano do Fundamental II)