No período entre 18 de março a 10 de abril, a orientadora educacional da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, Denise Bortoletto, juntamente com outras pessoas da Inspetoria Madre Mazzerello – BH, participou do Projeto Mornese, realizado na Itália. Relatarei a seguir algumas percepções e sensações vividas por nós no decorrer de nossa peregrinação.

Nossa experiência de amadurecimento da fé cristã foi organizada em três etapas extremamente interrelacionadas: Roma, Turim e Mornese. Em Roma, tínhamos como objetivo o encontro com a igreja universal, o conhecer, como discípulos missionários, os passos da Igreja e do Instituto.  Em seguida, fomos a Turim, caminhar juntos a Dom Bosco. Por fim, mas não menos importante, seguimos até Mornese, onde pudemos experimentar concretamente como foi a vida de Madre Mazzarello.

Em cada uma dessas etapas pudemos ser vida em comunidade. Além disso, cada participante foi convidado a entrar em uma experiência única, a de aprofundar-se, nas fontes do carisma salesiano, com o propósito de ser, na atualidade, como Maria, anunciadores da fé, da alegria e da esperança.

Ao refazer alguns dos percursos de Dom Bosco, ao percorrer por onde ele andou, em seus espaços, pudemos reavivar a chama do nosso amor pelo carisma Salesiano conhecendo, vivenciando e visualizando concretamente cada etapa de sua vida e obra, esse Santo ousado, à frente de seu tempo, homem de coragem e fé, que encontrou nas dificuldades oportunidades de uma vida melhor e buscou na força da juventude a vicissitude do amor de Deus.

Em Mornese, foi possível nos encontrarmos conosco mesmos por meio da experiência vivida por Madre Mazzarello, ela que foi um exemplo de amor de mãe, de filha e de irmã, que era devota ao amor do Deus Pai, Filho e Espírito Santo, portadora de uma fé viva, dinâmica, compartilhada. Aqui vivemos a experimentação viva do amor de Deus por nós. Caminhar por Mornese entre cores frias, ar gelado, um pouco molhado, com aromas tão diferentes, com casas e igrejas históricas tão distantes de nossa realidade nos ofereceu a possibilidade de vir um pouco como Main. Emoção que as palavras fogem ao registrar, mas o coração transborda de alegria ao sentir uma identidade que penetra em nossa pele, que nada mais é que nossa essência salesiana falando através dos sentidos.

Mazzarello nos escolheu para vir visitá-la, para tomarmos consciência e refletirmos a beleza de sua obra, para nos fortalecer e voltarmos firmes como instrumentos de comunicação de uma história que herdamos e que somos apaixonados e que nos cabe sustentá-la com compromisso e entusiasmo a seu exemplo.

Dom Bosco e Madre Mazzarello: distantes fisicamente, mas próximos na fé, na doação ao outro, no trabalho para a construção de uma vida em comunidade. Foram pessoas a frente de seu tempo, ousadas, alegres, autênticas, autônomas, empreendedoras, insistentes em seus objetivos e metas, que não se abalavam com as intempéries do caminho, enfrentaram a sociedade conservadora, os limites das pessoas na fé cristã, e que acima de qualquer coisa tinham em Jesus Cristo sua maior fonte de vida e inspiração.

Fica a certeza de que compreendemos de modo vivencial a experiência da vocação cristã e salesiana e o entendimento de que a missão e a tarefa de fé e doação ao outro precisa ser transposta para a vida nas comunidades educativas. Além disso, tivemos a experiência de um Deus vivo e ressuscitado, presente no meio de nós, de uma fé dinâmica e compartilhada, de uma vida em comunidade onde cada um se fortaleceu por meio de uma vida sustentável à medida que cuidou de si, do outro e dos espaços que constituímos.

Com a certeza de que tivemos a oportunidade concreta, FMA e leigos, de reaviver nossas experiências vocacionais e nossas próprias histórias pessoais à luz dos olhos do projeto de Deus, encerramos novamente agradecendo.

 

Ir. Josefa Américo Rolim – Instituto Maria Auxiliadora – Goiania - GO

Denise Bortoletto – Instituto Teresa Valsè – Uberlândia - MG

Magaly Aquino Gomes Rosa – Instituto Auxiliadora – São João del Rei – MG

Maria das Graças Lima Nunes Ferreira – Escola Nossa Senhora Auxiliadora – Ponte Nova - MG