Como tudo começou...

O Instituto Irmã Teresa Valsé Pantellini foi criado pela congregação religiosa das Filhas de Maria Auxiliadora, Inspetoria Madre Mazzarello de Belo Horizonte-MG, sob o comando da provincial Madre Palmira Ghisoni, atendendo à solicitação do Bispo de Uberlândia, Sua Exa. Dom Alexandre do Amaral.

Ontem, bairro Operário de Uberlândia. Quase despovoado. Num dos quarteirões da Avenida Brasil, a “Chácara Dr. Argemiro” – propriedade do Sr. Cícero de Oliveira Diniz. É aqui: sorridente bangalô. Na frente, duas mangueiras: dispensam adjetivos. Nesse recanto, cheio de pássaros, o Senhor lança os fundamentos da primeira casa das FMA no próspero Triângulo Mineiro. Padre Mário Forestan, diretor do Ginásio Cristo Rei (dos salesianos) e o Sr. Cícero Diniz recebem as Irmãs: Catarina Muratore, ecônoma inspetorial; Rita Vieira, diretora; Cornélia Alves; Lídia Alves; Leila Resende e Jussy Azevedo. O calendário marca 19 de fevereiro de 1959.

No dia 1º de março, celebra-se uma missa festiva e faz-se a entrega solene do terreno doado pelo Sr. Joaquim Barbosa e irmãos. Bênção do futuro colégio a dois passos da chácara, Av. Mato Grosso. Inicia-se o ano letivo no dia 03 de março, com o curso primário – 40 alunas como extensão do Ginásio Cristo Rei, para o atendimento das meninas. No dia 23 de março de 1964, após 4 anos, irmãs e alunas deixam definitivamente a chácara, que tudo lhe dera sem nada pedir. O pavilhão, embora inacabado, já oferece condições para o crescimento da nova instituição. Em 1965, o ginásio é desligado do colégio salesiano.

O Instituto Irmã Teresa Valsé Pantellini obtém uma autorização preliminar da Inspetoria Seccional de Uberaba, tendo a aprovação definitiva pela Portaria 08 de 30/07/1971 – MEC.

Nos anos de 1974 a 1977 funciona também o ensino de 2º grau reconhecido pelas Res. CEF-723/74 de 17/05/1974.

O prédio atual é inaugurado em 19/03/1963. Em 28/06/1995 é inaugurado o moderno Ginásio Poliesportivo – construído na gestão da diretora Irmã Eliane de Carvalho Ribeiro.

Em 1999, o curso de Educação Infantil passou a funcionar na extinta Obra Social São José, que foi cuidadosamente reformada para atender às necessidades dos pequeninos.

Hoje, com 59 anos de funcionamento, oferece à comunidade uberlandense os cursos: Educação Infantil, do Maternal à Pré-alfabetização; Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e Ensino Médio de 1ª a 3ª série.