Nosso Ensino Médio, que é a etapa final da Educação Básica, constitui-se em um segmento de formação de jovens críticos e autônomos.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Art.35), a fim de atender às necessidades de formação geral indispensáveis ao exercício da cidadania e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, cumprimos, no Instituto Teresa Valsé (ITV), as seguintes finalidades do Ensino Médio, a saber:
- a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento nos estudos;
- a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
- o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada componente curricular.
Além disso, enquanto escola salesiana, acolhemos as juventudes, promovendo a educação integral dos estudantes, no que concerne aos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais. Priorizamos no ITV: o desenvolvimento de potencialidades; o estímulo ao espírito crítico, à liberdade responsável, à solidariedade fraterna e ao respeito ao pluralismo de dons; a preparação de agentes de transformação da sociedade na perspectiva do humanismo solidário e da cultura do diálogo; a avaliação constante dos conteúdos, métodos e práticas educativas; a formação de uma comunidade educativa colaborativa e humana, além da promoção do diálogo com a cultura contemporânea e o legado cultural.
Sob esse prisma, visamos à educação integral, inclusiva e interdisciplinar, que se estrutura, segundo as áreas de conhecimento, pautando-se no desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores e abraçando os diferentes saberes, advindos das diferenças culturais, sociais, étnicas, etc., para que possamos promover um ensino contextualizado que seja significativo no sentido de dar motivação, razão e esperança para a vida dos estudantes. (DIRPE, RSB-Escolas, 2018)
Quanto aos métodos e às estratégias, evidenciamos a necessidade de soluções educacionais, que, com eficácia, oportunizem tecnologias digitais e metodologias ativas, incluindo a pedagogia de projetos, os estudos de casos, as aulas invertidas, a problematização, os grupos cooperativos, a pesquisa, uso de plataformas digitais, material didático digital, aplicativos, dentre outras, que são recursos fundamentais para fortalecer os processos pedagógicos e a proposta salesiana de educação.
Em relação à avaliação, elemento fundamental do processo de qualidade na educação, salientamos que deve ser processual e formativa, sendo um instrumento diagnóstico para que os educadores retroalimentem sua atuação docente e promovam feedbacks compatíveis para que os educandos refinem suas aprendizagens no sentido de elaborar conceitos adequados, juízos verdadeiros e opiniões claras e assertivas, o que lhes permitem visões globais e críticas diante de cada conteúdo e contexto.
Especificamente no Ensino Médio do Instituto Teresa Valsé, oferecemos:
- CARGA HORÁRIA DIFERENCIADA:
1ª e 2ª séries: 34 aulas semanais / 3ª série Intensiva: 37 aulas semanais
- PLANTÕES DE DÚVIDAS em horários extras
- GRUPOS DE ESTUDOS
- PROJETO DE VIDA E DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL / VOCACIONAL
- FEIRA DE PROFISSÕES: palestras, oficinas, mesas-redondas e momento cultural
- FEIRA DE CIÊNCIAS E CONHECIMENTO
- VISITAS TÉCNICAS A UNIVERSIDADES E EMPRESAS
- REDAÇÕES semanais
- REDAÇOES EXTRAS para outros processos seletivos
- LABORATÓRIO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO de última geração
- MATERIAL IMPRESSO E DIGITAL
- PLATAFORMA EDEBÊEDU
- SIMULADOS IMPRESSOS: ITV, Vestibulares e ENEM
- SIMULADOS DIGITAIS:
- Plataforma Adaptativa: simulados diagnósticos e formativos personalizados
- MATERIAL REVISIONAL na 3ª série
- PALESTRAS E PROJETOS INTERDISCIPLINARES
- FESTIVAL DE CURTA-METRAGEM
- FEST INBIO
- VIAGENS PEDAGÓGICO-CULTURAIS
1ª série (SP Cultural) e 2ª série (Ubatuba Ecológica e Científica)
- FORMATURA 3ª série (Aula da Saudade, Missa e Baile)
- FESTA DE MARIA
- FESTA DA FAMÍLIA
- TROTES SOLIDÁRIOS E TEMÁTICOS
- INTERVALOS CULTURAIS
- LIDERANÇA COMPARTILHADA COM REPRESENTANTES DE SALA
- JOGOS INTERNOS ITV
- JOGOS MAZZARELLO – RSB E IMM
- COPAS RECREIO
- AULÕES INTERDISCIPLINARES
- AULÕES DE OBRAS LITERÁRIAS PARA VESTIBULARES
- AULÕES DE REVISIONAL
- GRUPOS DE JOVENS – AJS
- RETIROS / ENCONTROS DE FORMAÇÃO
Em Gestão Compartilhada, a Coordenação Pedagógica do EM (CP - Tatiane Maciel) e a Orientação Educacional do EM (OE - Fernanda Victor) estruturam os ambientes e processos educativos, assegurando o direito de os alunos serem educados e cuidados da melhor forma possível, tendo como base o planejamento político-pedagógico-pastoral do Instituto Teresa Valsé, bem como as Diretrizes Pedagógico-Evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas). Especificamente a CP, alinha processos pedagógicos diretamente com os professores, buscando avançar estratégias e recursos didáticos, aprimorando práticas educativas e projetos inovadores, promovendo a melhor gestão dos ambientes e processos educativos, com utilização de materiais didáticos eficientes e eficazes em prol da aprendizagem significativa. Quanto â OE, viabiliza orientação educacional e também, no Ensino Médio, vocacional, por meio do desenvolvimento do projeto de vida, da motivação no processo ensino-aprendizagem e de atendimentos personalizados (individuais e em grupos) dos estudantes e do corpo docente.
Enfim, no Instituto Teresa Valsé, acreditamos que o jovem necessita de uma comunidade que os eduque e, dessa forma, a presença qualificada, a responsabilidade e a cumplicidade dos educadores salesianos são os meios que possibilitarão o ensino de excelência acadêmica e a formação para o crescimento pessoal e a cidadania ativa.
ACOMPANHE INFORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO ITV: