Pastoral

A Equipe de Pastoral do Instituto Teresa Valsé, no ano de 2018, é composta por Irmã Maria Oneide, Irmã Maria Nívea e Sandra Ferreira Carrijo.

Diante da realidade pós-moderna, com seus diversos valores e suas influências sobre as crianças, adolescentes e jovens, o trabalho realizado pela Pastoral é aberto ao contexto intercultural e inter-religioso à luz do Sistema Preventivo, que capacita o educador a ser um mediador do amor proveniente de Deus e contribui para que haja um ambiente agradável e privilegiado, com apresentação de referenciais significativos para a construção da identidade individual e da sociedade.

A missão salesiana privilegia a educação de crianças, adolescentes e jovens, promovendo a vida e educando-os para a cidadania.

A vivência do carisma salesiano, que fundamenta as práticas da escola em pastoral, potencializa a missão educativa por meio de um trabalho colaborativo, que visa o crescimento integral da pessoa, proporciona experiência salvífica de Jesus Cristo e orienta para o discernimento do projeto de Deus sobre a própria vida e sobre a história.

Maria Auxiliadora, nossa Mãe e Mãe de Jesus, o Bom Pastor, guiou, protegeu e foi a grande inspiradora de Dom Bosco e Madre Mazzarello e, com certeza, é ela que ainda orienta a todos os educadores, mantendo “vivo” o carisma salesiano nas unidades educativas.

Assim, é possível compreender a importância do espaço educativo que levará toda comunidade educativa a viver os princípios fundamentais da Unesco e da Rede Salesiana de Escolas: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a crer. Por isso, a Pastoral apresenta a sua missão e os objetivos de seu trabalho.

  1. MISSÃO

Com o desafio de dar continuidade à missão educativa salesiana, o Projeto Educativo-Pastoral quer garantir o primado de Deus como base da espiritualidade salesiana, a formação integral e contínua dos educadores, pais, crianças, adolescentes e jovens, proporcionando uma experiência pessoal com Jesus Cristo, para que seu anúncio seja testemunhado por toda Comunidade Educativa.

  1. OBJETIVO GERAL

Dinamizar o trabalho da Pastoral, com o propósito de articular todos os segmentos da comunidade educativa, garantindo a sua unidade, apoiando-se na Palavra de Deus e favorecendo um verdadeiro encontro de cada educador com Jesus Cristo, despertando o compromisso social, a consciência ecológica e o exercício de uma cidadania ativa e responsável.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Estabelecer um contínuo diálogo com todos os educadores, pais, crianças, adolescentes e jovens, para juntos, experienciar uma convivência fraterna, transparente, solidária, com fé e amor a Deus.
  • Trabalhar em sintonia com as diretrizes da Igreja, da Inspetoria Madre Mazzarello e com a proposta da Rede Salesiana de Educação.
  • Garantir a formação permanente e integral de todos da Comunidade Educativa.
  • Criar uma cultura vocacional para que os educadores e o educandos acolham a vida como vocação, acompanhando-os na descoberta e realização do Projeto de vida.
  • Despertar o encantamento por uma vida pautada pelos valores humano-cristãos.
  • Favorecer o acompanhamento das crianças, adolescentes e jovens por meio das várias atividades propostas pela Escola, Inspetoria e Igreja. (Grupos da Infância Missionária, da Articulação da Adolescência, da Juventude Salesiana e dos Representantes de turmas).
  • Planejar e desenvolver, de forma participativa, as festas e os eventos religiosos da Escola.
  • Incentivar e motivar os educadores para que se façam acolhidas diárias, tornando-as um momento importante e de grande valor para os educadores e educandos.
  • Envolver os educandos na dinâmica da pastoral escolar, fazendo-os assumir, com protagonismo, junto com toda a comunidade educativa, um trabalho de pastoral em ação, sendo mais participativa, solidária, fraterna, cristã e em espírito de comunhão.