Em nossa Mostra Pedagógica, celebramos o protagonismo das crianças e a potência de suas descobertas. As experiências vividas ao longo dos semestres mostram que as crianças são verdadeiras produtoras de cultura: investigam, experimentam, criam, expressam e ressignificam o mundo ao seu redor.
O uso do material Girolhar possibilitou múltiplas explorações, do gesto ao traço, da escuta ao diálogo, da estética à construção coletiva de saberes. Cada produção carrega intenções, escolhas e sentidos que revelam a autoria e a singularidade de cada criança.
As crianças do Maternal 2 exploraram o corpo de forma lúdica e investigativa, a partir do projeto “Como eu sou? Pequeno gigante”, inspirado na história João e o Pé de Feijão. Vivenciaram propostas sensoriais e artísticas com o material Girolhar, criando autorretratos, mandalas com texturas e pinturas com os pés, além de construírem um Museu do Corpo Humano, refletindo sobre identidade, diversidade e ancestralidade. A literatura também esteve presente com contos clássicos e a narrativa A Macaxeira Gigante, que inspirou brincadeiras, teatros e experiências culinárias. As crianças manipularam ingredientes, provaram novos sabores e se encantaram com a leitura, fortalecendo vínculos afetivos com os livros e com a cultura. Essas vivências mostraram que as crianças são verdadeiros pequenos gigantes: curiosas, criativas e protagonistas no processo de aprender.
No Infantil 1, as turmas vivenciaram diferentes percursos. No Giro 3:Sou artista, mergulharam nas obras de Claude Monet, criando produções próprias inspiradas em flores, cores e texturas. Já no Giro: Contos do Brasil e do Mundo, conheceram a história “Festa no Céu” em prosa e cordel, exploraram movimentos corporais e experimentaram a técnica da xilogravura adaptada, valorizando a tradição popular.
No Infantil 2, as crianças mergulharam na cultura popular, conhecendo Lia de Itamaracá, vivenciando a ciranda, a capoeira, o frevo e o balé, além de investigações sobre os cinco sentidos, o corpo e o coração. Memórias afetivas, como as comidas da infância, também foram ressignificadas em produções criativas como mandalas, colchas coletivas e bonecos.
No Infantil 3, as propostas integraram literatura, arte e ciência. As crianças conheceram personagens de Monteiro Lobato e criaram suas próprias representações do Saci, além de explorarem bonecas de diferentes culturas e confeccionarem Abayomis como símbolo de ancestralidade. Realizaram também releituras da obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, refletindo sobre identidade e expressão. Outras vivências incluíram a criação de um livro gigante de fábulas, descobertas matemáticas com a baleia-jubarte e experiências poéticas com o cinema, por meio de Charles Chaplin, unindo história, linguagem corporal e imaginação.
Nas aulas com as professoras especialistas, as crianças vivenciaram experiências ricas em linguagem, expressão corporal, criatividade e imaginação.
Em Movimento, confeccionaram brinquedos com materiais reutilizáveis, como tambor de mão, bilboquê, vai e vem e cai cai, integrando coordenação motora, ritmo, raciocínio lógico, socialização e consciência ambiental, em propostas lúdicas e desafiadoras.
Nas aulas de Inglês, exploraram temas como família, animais da selva, lugares da cidade e partes do rosto, aprendendo novo vocabulário de forma afetiva e divertida, por meio de desenhos, modelagens e autorretratos.
Já em Arte, mergulharam em percursos sensoriais e estéticos, inspirados por artistas como Claude Monet, Keith Haring e Tarsila do Amaral, criando releituras e composições que valorizam o gesto, a liberdade criativa e a construção da própria identidade.
Essas vivências ampliaram o repertório cultural das crianças e reforçaram que aprender pode e deve ser também brincar, criar e se expressar.
Mais do que resultados, apresentamos processos: investigações, construções de conhecimentos significativos, produções artísticas e poéticas que traduzem a riqueza do cotidiano escolar.
Rose Nunes
Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil
📸 Fotos: Equipe de Comunicação e Marketing