ENSINO FUNDAMENTAL II

 

O Ensino Fundamental II é a etapa educacional que atende alunos entre 11 e 14 anos, sendo fundamental na formação de competências e habilidades essenciais para a vida. Nessa fase, os estudantes começam a desenvolver habilidades mais complexas, se tornam mais autônomos e críticos, preparando-se para os desafios do Ensino Médio e da sociedade.

Durante o Ensino Fundamental II, os alunos têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diversos componentes curriculares, como: Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Geometria, Ciências (dividida em Física, Química e Biologia), História, Geografia, Robótica, Arte, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física e Ensino Religioso. Cada componente é abordado de forma dinâmica e interativa, estimulando o pensamento crítico, a reflexão, o diálogo e a curiosidade dos estudantes. Além disso, as atividades interdisciplinares promovem a conexão entre diferentes áreas do conhecimento, enriquecendo ainda mais o aprendizado.

A metodologia adotada nesta fase é voltada para a participação ativa dos alunos. Aulas práticas, projetos em grupo e o uso de tecnologias educacionais são algumas das estratégias utilizadas para tornar o aprendizado mais envolvente e significativo. Os professores atuam como mediadores, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e a desenvolverem sua autonomia.

O Ensino Fundamental II também tem um papel importante na formação da cidadania. Os alunos são estimulados a refletir sobre questões sociais e éticas, desenvolvendo um senso crítico que os prepara para se tornarem cidadãos conscientes e responsáveis.

Toda essa proposta está alinhada às Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que visam preparar os alunos para os desafios do século XXI, promovendo uma formação integral e cidadã.

As 10 Competências Gerais da BNCC para o Ensino Fundamental II são:

  1. Conhecimento: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital, para entender e explicar a realidade.
  2. Pensamento científico, crítico e criativo: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem científica para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, analisar e resolver problemas, e inventar soluções.
  3. Repertório cultural: Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  4. Comunicação: Utilizar diferentes linguagens — verbal, corporal, visual, sonora e digital — de forma ética e eficaz, para se expressar e partilhar informações, experiências e ideias.
  5. Cultura digital: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
  6. Trabalho e projeto de vida: Valorizar o trabalho e refletir sobre escolhas que possam construir seu projeto de vida e contribuir para a sociedade.
  7. Argumentação: Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias e pontos de vista.
  8. Autoconhecimento e autocuidado: Conhecer-se, cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecer suas emoções e as dos outros, e agir com autocrítica e responsabilidade.
  9. Empatia e cooperação: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, promovendo o respeito e os direitos humanos.
  10. Responsabilidade e cidadania: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões alinhadas ao bem comum, à ética e à justiça social.

Como Escola Confessional Católica, nossa proposta pedagógica vai além da transmissão de conhecimentos. É voltada para a formação integral dos alunos, buscando desenvolver não apenas habilidades acadêmicas, mas também valores humanos, éticos e espirituais.

Aqui, cada aluno é visto como um ser único, com potencialidades a serem desenvolvidas.

 


  

 

A Coleção Rotas, para os Anos Finais do Ensino Fundamental, é um material alinhado à BNCC e relacionado ao projeto de educação que coloca o estudante como protagonista de sua aprendizagem. Rotas sinalizam caminhos para alcançar sonhos, a descoberta de novos horizontes. A Coleção proporciona uma incrível bagagem de conhecimento científico, repertório cultural, inteligência socioemocional e habilidades para vida que se conectam e possibilitam a realização de grandes escolhas.

 

 

Um dos diferenciais da coleção são os Cadernos de Atividades:

  • Objetivo: sistematizar os objetos de conhecimento de cada capítulo.
  • Material consumível.
  • Pode ser utilizado como revisão.
  • No final de cada capítulo do caderno de atividades do material de Língua Portuguesa, há uma folha para produção textual e uma grade (régua) com critérios de correção.

 


  

 

  • Participação e destaque nas Olimpíadas Nacionais (OBA, OBMEP, ONC, ONH)
  • Visitas técnicas pedagógico-culturais
  • PROERD – Parceria com a Polícia Militar
  • Acolhidas
  • Momentos de espiritualidade e formação
  • Projetos interdisciplinares
  • FESC – Feira Salesiana do Conhecimento
  • Projeto de Literatura com aprofundamento das obras literárias
  • Viagens pedagógico-culturais
  • Aulas de laboratório
  • Júri simulado – literário
  • Atividades práticas no Laboratório e Jardim do Amanhã (horta)

 


  

 

  • Palestras contextualizadas
  • Encontros de Formação
  • Festa de Maria
  • Festa da Família
  • Jogos Internos / Jogos Mazzarello
  • Torneio de Robótica
  • Mostra Pedagógica
  • Café com as Mães/Pais

 


  

 

  • Jardim do Amanhã – Horta do ITV
  • Laboratório de Robótica
  • Laboratório Científico e Tecnológico
  • Biblioteca
  • Recanto – Espaço recreativo e pedagógico
  • Cozinha experimental
  • Ateliê de Artes
  • Ginásio / Quadras
  • Auditório

 


  

 

  • Plantão de dúvidas
  • Treinos esportivos
  • Teatro