Notícias

LITERATURA INFANTIL COMO PONTE PARA A APRENDIZAGEM DO INGLÊS DE FORMA LÚDICA E SIGNIFICATIVA

Releitura do clássico The Very Hungry Caterpillar.

As turmas do 2º ano do Ensino Fundamental realizaram uma experiência encantadora ao recriar a famosa história The Very Hungry Caterpillar, de Eric Carle, em uma proposta interdisciplinar que uniu Inglês, Ciências, Matemática e Arte.

A atividade partiu da leitura da obra original e ganhou vida por meio da produção coletiva de desenhos, colagens e maquetes que retratam cada etapa da jornada da lagarta: do pequeno ovo iluminado pela lua, passando pelo nascimento e pelas frutas coloridas dos dias da semana, até a transformação em uma linda borboleta.

  • Ovo e lua: simbolizando o início da vida.
  • Frutas da semana: explorando cores, números e sabores.
  • O grande banquete: recriado como um alegre piquenique coletivo.
  • Casulo e borboleta: representando a metamorfose e a beleza da natureza.

O uso de histórias e livros de literatura no ensino de inglês favorece a aprendizagem de forma natural, contextualizada e prazerosa. Diferente de listas isoladas de palavras, a narrativa oferece um cenário significativo em que o vocabulário faz sentido. Além disso, a repetição de palavras em um enredo fortalece a memorização, enquanto os personagens e as situações despertam emoção, estimulam a imaginação e incentivam a participação ativa. As histórias também favorecem a oralidade, a compreensão auditiva e a cooperação entre os alunos, criando oportunidades para que usem a língua inglesa em situações reais e envolventes.

Toda essa produção fará parte de nossa Mostra Pedagógica, um momento especial em que as crianças compartilharão suas descobertas e encantarão a comunidade escolar com criatividade, aprendizado e sensibilidade.

Confira nas fotos o encanto e a emoção desse momento inesquecível!

 

Gisele da Cruz Rosa - Professora de Inglês

 

📸 Fotos: Gisele Rosa

LITERATURA INFANTIL COMO PONTE PARA A APRENDIZAGEM DO INGLÊS DE FORMA LÚDICA E SIGNIFICATIVA (19 Fotos)