CULTURA VOCACIONAL
“ENCONTRO COM JESUS NAS EXPERIÊNCIAS DA VIDA.”
As linhas orientadoras da Missão Educativa Salesiana, Nº 100, nos dizem que “todos os membros da comunidade educativa são chamados a promover uma cultura vocacional. Através dos processos que ativam e do próprio testemunho de vida, conduzem à descoberta da existência como dom e como projeto.
A vocação não é somente o momento final do caminho de maturação, mas realidade que qualifica cada etapa e cada fase de desenvolvimento.
Na lógica de uma pastoral juvenil intrinsecamente vocacional, as educadoras e educadores consideram essenciais a unidade e a gradatividade dos percursos. A decisão de se doar inteiramente a própria vida é dom do Pai.”
Sendo assim, o ambiente educativo, carregado de valores cristãos, mostra às crianças, adolescentes e aos jovens, através do acompanhamento que lhes é oferecido, que a melhor escolha é seguir os caminhos de Jesus Cristo.
É responsabilidade de todos da comunidade educativa fazer com que todos eles conheçam e amem a pessoa de Jesus, morto, crucificado e ressuscitado. Ele que é fonte de vida e de esperança para todos.
O testemunho de vida dos educadores crentes nesta proposta mostra-lhes que são diversas vocações presentes na Igreja e que podem ser inspiração para assumirem a própria vida como dom e missão, aprendendo a agir de acordo com a ação do Espírito Santo.